O Vietnã é famoso por seus templos imaculados, arquitetura colonial, maravilhas geológicas e culinária irresistível, mas também oferece uma variedade de experiências únicas que não podem ser encontradas em nenhum outro lugar. Além das atrações mais conhecidas, o país guarda atividades surpreendentes que revelam um lado inusitado e fascinante. Se você está em busca de algo além do convencional, este guia reúne as 10 experiências mais únicas e incomuns que vão transformar sua viagem ao Vietnã em algo inesquecível. Explore o inesperado e descubra um Vietnã pouco explorado pelos turistas!
Fonte: Internet
Esse espetáculo urbano único se encaixa perfeitamente em nossas As 10 experiências mais únicas e incomuns no Vietnã. Para os espectadores sortudos, o rescaldo da passagem do trem oferece uma cena igualmente fascinante: em um instante, a vida volta ao normal como se nada tivesse acontecido. As barracas são rapidamente reorganizadas, os moradores locais continuam suas viagens ao longo dos trilhos com uma despreocupação desconcertante e o ritmo frenético da rua é retomado - até que o próximo trem passe, é claro.
Essa curiosidade ferroviária catapultou a Rua de Trem para o status de atração turística obrigatória em Hanói. A popularidade é tanta que vários cafés e bares surgiram ao longo dos trilhos, oferecendo aos viajantes assentos privilegiados para assistir a esse extraordinário balé diário. Naturalmente, a oportunidade é boa demais para não imortalizar a experiência: selfies ousadas com o trem ao fundo se tornaram uma obrigação para qualquer visitante em busca de adrenalina.
Fonte: Nhac Nguyen
► Mais sobre a rua de trens de Hanói: Rua do trem de Hanói: Localização, horários e cafés ferroviários
Conhecer as tribos vietnamitas em Sapa é uma das experiências mais fascinantes, autênticas e únicas no Vietnã. Uma das melhores formas de vivenciar o estilo de vida local é se hospedar em uma casa de família nos vilarejos tradicionais, onde você pode mergulhar na cultura das tribos das colinas, como Giay, Hmong e Dao Vermelho. A 400 quilômetros de Hanói, Sapa atrai viajantes em busca de suas paisagens montanhosas deslumbrantes e da oportunidade de explorar a cultura das tribos. Além de saborear pratos regionais e vestir trajes típicos, uma das experiências mais inesquecíveis é compartilhar um momento especial com seus anfitriões, bebendo vinho de arroz enquanto ouve histórias sobre sua rica tradição. Cada tribo, com seu idioma e cultura únicos, oferece uma vivência singular que torna essa imersão ainda mais especial.
Fonte: Emily Lush via Wander Lush
►Mais sobre Sapa: Sapa: Tesouro Escondido nas Nuvens
No norte do Vietnã, é comum ver um grande cachimbo de bambu, ou điếu cày (literalmente “cachimbo do fazendeiro”), sendo passado depois de uma refeição, que é fumado com o objetivo de ajudar na digestão. Isso se deve ao fato de que a cultura de fumar Lao do povo vietnamita existe desde os tempos antigos e é transmitida de geração em geração. O hábito de fumar um cachimbo de bambu é o “prelúdio” para a reunião e a reunificação mútua, um hábito de todas as classes de pessoas, idosos e jovens, meninos e meninas, mulheres e crianças, das áreas rurais e dos pobres urbanos à aristocracia feudal. Antes, nas áreas rurais do Vietnã, quase todas as casas tinham um fumante de cachimbo. O tabaco para cachimbo de água é uma especialidade única encontrada apenas no Vietnã. Desde o plantio, processamento, comercialização até o fumo, somente os vietnamitas dominam o processo. Até agora, todas as lojas de chá em Hanói têm um arado. Sua facilidade de uso é inigualável. O arado forte e sibilante, que emite um som nítido para chamar os clientes, também é uma ferramenta comercial eficaz do país.
Isso pode ser associado ao tabaco normal devido ao uso e aos efeitos semelhantes para os usuários; no entanto, essa é uma prática totalmente nova que os estrangeiros só podem ver no Vietnã. Eles nunca souberam antes que as pessoas podem respirar tabaco com um cachimbo de bambu, como os vietnamitas fazem com o tabaco de bambu. Muitas pessoas de outros países também tentaram fumar tabaco de bambu, e isso se tornou uma imagem engraçada para muitos vietnamitas devido à sua simpatia e ousadia ao experimentarem essa prática única.
Fonte: Internet
Ho Thuy Tien é o nome oficial do parque aquático abandonado que fica a 8 quilômetros da cidade imperial de Hue, na região central do Vietnã. Outrora um popular parque de lazer situado em um grande lago com o mesmo nome, o Ho Thuy Tien abrigava um aquário de dois níveis e um enorme parque aquático com escorregadores e piscinas. O fechamento do parque está envolto em mistério, o que só aumenta a sensação estranha e sinistra que se abate sobre você ao entrar no parque. Muitas partes desse playground em ruínas parecem como se todos tivessem ido embora em pânico. E isso faz com que o parque abandonado em Hue esteja entre as 10 principais atividades incomuns para fazer no Vietnã.
Ao passear por esse parque de diversões em ruínas, você não pode deixar de sentir uma crescente sensação de inquietação. Cada canto parece congelado no tempo, como se seus ocupantes tivessem fugido às pressas, deixando para trás um impressionante quadro pós-apocalíptico.
Fonte: Hieu Truong
►Mais sobre Hue: Hue: Um Tesouro Cultural no Coração do Vietnã
Usar pijamas na rua como roupas normais é o próximo item mencionado na lista das 10 coisas incomuns que você só verá no Vietnã. Os vietnamitas, especialmente as mulheres vietnamitas, têm o hábito de usar pijamas na rua, e isso é uma grande surpresa para os estrangeiros quando chegam ao Vietnã pela primeira vez. Como o pijama é uma roupa projetada para ser usada para dormir, muitos estrangeiros não conseguem acreditar que ele seja usado como uma peça de roupa casual no Vietnã. No entanto, como o clima do Vietnã é bastante quente e o tecido para fazer pijamas é extremamente macio e fresco, eles adoram usar esse tipo de roupa em casa, mesmo quando saem para passear ou vender mercadorias.
O fato de os vietnamitas consideram normal usar pijamas na rua é que, embora o pijama tenha sido criado para ser usado na hora de dormir, ele tem a forma de uma camisa de manga comprida (com ou sem gola) e uma calça. Logicamente falando, usar pijamas na rua não é nada revelador ou ofensivo. Portanto, além de não se vestirem da maneira correta, as pessoas ainda podem usar pijamas ao ar livre. Portanto, da próxima vez que você vir muitas vendedoras ambulantes usando esse tipo de roupa na beira da estrada, não se surpreenda, exceto quando alguém usar pijama para trabalhar ou ir a um casamento, aí a história seria outra.
Fonte: Internet
► Mais sobre roupas tradicionais vietnamitas: Trajes tradicionais vietnamitas
#6 Faça um passeio de barco com cestos em Hoi An
Esses barcos exclusivos, criados por pescadores locais durante a era colonial francesa, são muito mais do que apenas um meio de transporte. Projetados para contornar os pesados impostos sobre os barcos tradicionais, esses cestos flutuantes se tornaram um verdadeiro símbolo das regiões costeiras do Vietnã.
Fabricados com um artesanato notável, esses barcos de bambu trançado combinam leveza e resistência. Seu design engenhoso significa que os pescadores podem levantá-los facilmente da água e até mesmo carregá-los sobre suas cabeças, facilitando o transporte em terra.
Não há dúvida de que fazer um passeio em um desses barcos circulares é uma das 10 melhores coisas incomuns para se fazer no Vietnã. Para viver essa aventura ao máximo, vá até Hoi An, considerada a cidade mais charmosa do Vietnã. Esse passeio não só oferece vistas de tirar o fôlego da paisagem costeira, mas também uma visão autêntica do modo de vida local.
Fonte: Internet
► Mais sobre Hoi An: Hoi An: Encanto da Antiga Arquitetura
#7 Coma um embrião de ave fertilizado e desenvolvido
Não, não estamos brincando. No Vietnã, ovos de codorna fertilizados (Trứng Cút Lộn) e ovos de pata (Hột Vịt Lộn) são considerados um lanche delicioso. Como algo saído de uma história de terror, quebra-se a casca do ovo para encontrar um embrião de ave bebê, muitas vezes quase totalmente desenvolvido com penas, bicos, asas e pés. Ele é então comido com a casca ou, às vezes, coberto com pasta e frito. A duração da incubação antes de os ovos serem cozidos depende da preferência local, mas geralmente é de 14 a 21 dias, às vezes mais para gostos adquiridos.
A ideia pode lhe dar uma reviravolta no estômago, mas o que se diz por aí é que esse lanche é particularmente delicioso e apreciado em todo o Sudeste Asiático.
Fonte: Internet
Embora não seja recomendável para claustrofóbicos, rastejar pelos túneis de Cu Chi é uma das experiências mais emocionantes do Vietnã. Localizado a 70 km a noroeste da cidade de Ho Chi Minh, o local histórico tem mais de 120 km de túneis subterrâneos, a maioria deles equipados com alçapões, áreas de estar, cozinhas, depósitos, arsenais, hospitais e centros de comando. Você só poderá explorar uma pequena parte dos túneis de Cu Chi, mas terá uma noção de como teria sido durante a guerra nas décadas de 1960 e 70.
O complexo de túneis de 121 km de extensão em Cu Chi foi preservado pelo governo do Vietnã e transformado em um parque memorial de guerra com dois locais de exibição de túneis diferentes, Ben Dinh e Ben Duoc. Os túneis são uma atração turística popular no Vietnã, e os visitantes são convidados a rastejar nas partes mais seguras do sistema de túneis. O local de Ben Duoc contém parte do sistema original de túneis, e o local de Ben Dinh, mais próximo de Saigon, tem reconstruções de túneis e alguns túneis foram ampliados para acomodar os turistas. Em ambos os locais, foram instaladas luzes de baixa potência nos túneis para facilitar a passagem por eles, e ambos os locais têm exibições dos diferentes tipos de armadilhas que foram usadas. As salas de conferência subterrâneas, nas quais campanhas como a ofensiva de Tet foram planejadas em 1968, foram restauradas e os visitantes podem saborear uma refeição simples com alimentos que os combatentes vietcongues teriam consumido.
Fonte: Internet
Além disso, você tem a oportunidade de disparar uma AK47 entre várias outras armas em um campo de tiro dentro do local. Para ter esse privilégio, você pagará cerca de 1 USD a 3 USD por bala, dependendo da arma escolhida, e então - com fones de ouvido com cancelamento de ruído firmemente colocados - você poderá liberar sua raiva no alvo à sua frente.
Não se preocupe, não há turistas armados ao redor, você é supervisionado enquanto dispara e as armas estão todas presas no lugar.
► Mais sobre Túneis de Cu Chi: Descobrindo os Túneis de Cu Chi
O Caodaismo é uma religião sincrética relativamente moderna que se originou no Vietnã no início do século XX. Ela combina elementos de várias religiões, incluindo o budismo, o confucionismo, o taoismo, o cristianismo e o islamismo, bem como o espiritualismo vietnamita. O Caodaismo enfatiza a crença em uma divindade suprema conhecida como “Poder Supremo” ou “Ser Supremo”. A religião foi fundada em 1926 na província de Tay Ninh, no Vietnã, por Ngo Minh Chieu e um grupo de médiuns espíritas que supostamente receberam mensagens e orientações para formar o Caodaismo por meio do Ouija. Embora o governo vietnamita os desprezasse, o Caodaismo continua a ser uma realidade, com milhões de seguidores em todo o mundo, estabelecendo-se até mesmo em lugares como os EUA e a França no período pós-guerra.
Sabia que: Os Caodaístas também veneram figuras não espirituais, incluindo Joana d'Arc, Júlio César e até Victor Hugo como seu santo padroeiro.
Fonte: Mai Thuong
O Templo da Santa Sé é o principal centro religioso do Caodaismo. Localizado na província de Tay Ninh, no Vietnã, o complexo do templo é uma maravilha arquitetônica, decorada com um caleidoscópio de cores. O templo foi construído pelos habitantes locais, que não pediram nenhum pagamento em troca. Durante a construção, eles se comprometeram a manter a abstinência para garantir a pureza e o equilíbrio do yin e do yang. A característica mais marcante do Templo da Santa Sé é seu grande símbolo do Olho Divino, que representa a presença vigilante do “Ser Supremo” que supervisiona o universo. Dentro do templo, há altares dedicados a diferentes figuras espirituais, pilares de mármore, animais celestiais (eles são os mocinhos, apesar de sua aparência feroz) e flores de lótus por toda parte para uma dose extra de pureza.
As frutas geralmente têm um sabor doce e, em muitos países, as pessoas só precisam descascar, remover as sementes e dividir em pedaços pequenos para saborear. Entretanto, para um país localizado em uma área tropical úmida como o Vietnã, as frutas são extremamente variadas, assim como o sabor. Portanto, além de comer imediatamente, os vietnamitas também têm muitas maneiras diferentes de preparar as frutas para saboreá-las, incluindo mergulhá-las ou sacudi-las com temperos picantes, salgados e doces. Em particular, esse método de processamento é frequentemente encontrado em frutas ácidas, como manga, sapo, abacaxi, ameixa, etc., para reduzir o sabor azedo e realçar o sabor desse lanche. As frutas, depois de lavadas, descascadas, semeadas e divididas em pedaços pequenos, serão dispostas em um prato e colocadas em uma tigela com sal comum, que casualmente será sal de camarão. O sal de camarão é um tempero frequentemente usado para mergulhar ou sacudir pedaços de frutas. Se não forem mergulhados, os vietnamitas também colocam os pedaços de frutas em um saco ou tigela com tampa junto com o sal de camarão e agitam bem.
Fonte: Internet
Experimente esse prato uma vez e ele mudará sua visão sobre o consumo de frutas e você o considerará na lista das 10 coisas incomuns que você só verá no Vietnã. Porque há frutas que precisam ser consumidas com temperos para ficarem saborosas. Devido a esse hobby do povo vietnamita, não faltam barracas de comida nas ruas vendendo sacos de shake de manga, shake de sapo, salada de manga ao lado de papel de arroz misto e chá de kumquat, lanches de rua populares entre os jovens vietnamitas.
► Mais sobre frutas no Vietnã: As 10 melhores frutas tropicais do Vietnã
Acima, você conferiu as 10 experiências mais exclusivas e incomuns que o Vietnã tem a oferecer, mas ainda há outras que ficaram de fora. Vamos explorar rapidamente algumas delas que também merecem destaque.
Fonte: Internet
Se todas essas experiências exclusivas e incomuns no Vietnã o deixam com os pés coçando e o passaporte se contorcendo, mas sem saber por onde começar, fique tranquilo, a Vietnam Original Travel está pronta para planejar sua viagem perfeita ao Vietnã. Quer envolva todos esses itens ou nenhum, você decide aonde quer ir e que tipo de viagem gostaria de fazer, nossos especialistas planejarão o resto.
Confira nossos blogs:
⇒ Explore o Vietnã com uma agência de viagens e um guia certificado
Dicas, notícias, conselhos e informações culturais do Vietnã, Laos, Camboja, Birmânia e Tailândia.
Estamos viajando com um grupo de 25 pessoas, portanto não queremos perder tempo procurando informações e organizando a viagem. Preferimos confiar isso a uma agência de viagens local no Vietnã.
Obrigado por escolher os serviços que correspondem às nossas expectativas e por sua capacidade e disponibilidade. Você é a melhor agência de viagens para nós.
Foi um belo passeio, com atividades interessantes e diversificadas. Descobrimos diferentes aspectos: natureza, história, cultura, culinária, bem-estar e diferentes grupos étnicos...