Os viajantes que realmente desejam mergulhar na cultura do Vietnã e sentir sua energia pulsante devem fazer questão de visitar os mercados flutuantes no Vietnã pelo menos uma vez durante a viagem. Desde sua criação, há centenas de anos, os mercados flutuantes no Delta do Mekong se tornaram um componente essencial da vida cotidiana na região. A hidrovia do Delta do Mekong é um dos destinos turísticos mais populares do Sudeste Asiático devido à sua atmosfera animada causada pelas centenas de barcos que passam por ela diariamente. O Delta do Mekong é famoso por seu intrincado sistema fluvial.
Fonte: Internet
A origem e a operação dos mercados flutuantes no Vietnã continuam sendo um debate acalorado. No entanto, o motivo mais convincente é que a região sudoeste tem muitos rios e canais, de modo que a população local precisa usar barcos como transporte obrigatório para as comunidades diárias e para o transporte de mercadorias. Com o passar do tempo, a população local aprendeu a expandir sua escala de negócios enquanto usava a hidrovia, estabelecendo assim os mercados flutuantes.
Outro motivo é que a enorme quantidade de frutas vietnamitas e outros produtos da região sudoeste aumentou a necessidade de comércio. Quase todos os mercados flutuantes estão localizados perto dos grandes pomares do Delta do Mekong, o que facilita imensamente os negócios da população local.
Fonte: Internet
Em primeiro lugar, o principal meio de transporte é o barco, devido à densa rede fluvial. Essa característica específica distingue o mercado flutuante de outros tipos de mercados tradicionais.
Em segundo lugar, os mercados flutuantes no Vietnã são os pontos de encontro dos rios. Consequentemente, muitos vendedores de outras províncias viajam para esses mercados flutuantes no Vietnã, trazendo suas especialidades regionais.
Em terceiro lugar, quase todos os produtos são frutas de jardim. O sudoeste do Vietnã é conhecido como o principal fornecedor de frutas para a cidade de Ho Chi Minh e para todo o país. Portanto, os mercados flutuantes no Vietnã são onde você pode comprar os produtos mais frescos e outros produtos artesanais complexos.
Por último, mas não menos importante, o povo do sudoeste é incrivelmente amável. Apesar de seu conhecimento limitado de inglês, seu caráter encantador lhe dará as mais calorosas boas-vindas. Os vietnamitas costumam dizer que as pessoas do Delta do Mekong são muito generosas e dispostas a ajudar os visitantes.
Fonte: Sebastian Hanke
Exibir um produto de forma proeminente em uma barra lateral para fornecer aos possíveis compradores uma visão clara do que o vendedor está oferecendo para venda é uma regra não escrita que se aplica à venda de itens em mercados flutuantes. No entanto, há alguns desvios notáveis da regra:
"Pendurado, mas não à venda?"
A maioria dos vendedores de mercados ganha a vida na água e usa seus barcos não apenas como barracas, mas também como casas. Os indivíduos que trabalham em mercados flutuantes geralmente têm que amontoar todas as suas tarefas diárias, incluindo o ato de pendurar suas roupas, em uma área que não tem mais do que alguns metros quadrados. Embora essas roupas às vezes sejam confundidas com outros tipos de itens, elas não estão realmente à venda de forma alguma.
"À venda, mas não penduradas?"
Esses produtos, que geralmente são consumíveis, como refeições e bebidas, podem ser comprados, mas é extremamente difícil pendurá-los de forma a evitar que sejam expostos.
"Devemos pendurar um e, em vez disso, vender outro?"
Isso acontece quando os comerciantes desejam comunicar que estão dispostos a vender seus barcos e, por isso, penduram folhas de coqueiro na barra lateral.
Fonte: Quang Tran
Esse mercado flutuante é famoso pela diversidade de produtos de regiões próximas, como frutas da horta, fogões de barro do povo Khmer e "barcos" de mercearia do povo chinês. O aspecto mais atraente do mercado flutuante de Cai Rang é a exposição de seus produtos. Os habitantes locais usam uma vara de bambu para pendurar suas coisas diante do barco, indicando os produtos que vendem.
Os produtos característicos do mercado flutuante de Cai Be são as frutas de jardim, como toranjas, maçãs-estrela e rambutãs. Além das frutas da horta, eles também vendem deliciosos alimentos para o café da manhã. Sentar-se em um barco e saborear uma xícara de café é a melhor maneira de começar o dia.
Esse local vende principalmente vegetais, mas também há alguns lanches leves. Se você quiser experimentar a atmosfera pacífica desse tipo de mercado, o mercado flutuante de Long Xuyen não o decepcionará.
Com uma longa história, esse mercado flutuante ainda possui o valor tradicional da cultura do sudoeste. Centenas de barcos se reúnem em um só lugar, criando um cenário movimentado e colorido. Com um preço razoável e uma fruta recém-colhida, você deve experimentar algumas das frutas para sentir o sabor da cultura do sudoeste.
Fonte: @phucle1204
O mercado flutuante no Vietnã é único e só pode ser visto no sudoeste do Vietnã. Se você está entediado em um mercado tradicional da cidade, os mercados flutuantes sempre lhe dão as boas-vindas para se afastar da cidade moderna e experimentar algo novo. Venha visitar o mercado flutuante do Vietnã; você verá um lado diferente da cultura vietnamita.
Confira nossos blogs:
Dicas, notícias, conselhos e informações culturais do Vietnã, Laos, Camboja, Birmânia e Tailândia.
Estamos viajando com um grupo de 25 pessoas, portanto não queremos perder tempo procurando informações e organizando a viagem. Preferimos confiar isso a uma agência de viagens local no Vietnã.
Obrigado por escolher os serviços que correspondem às nossas expectativas e por sua capacidade e disponibilidade. Você é a melhor agência de viagens para nós.
Foi um belo passeio, com atividades interessantes e diversificadas. Descobrimos diferentes aspectos: natureza, história, cultura, culinária, bem-estar e diferentes grupos étnicos...