Baía de Halong é o principal destino turístico do Vietnã e também um Patrimônio Mundial da UNESCO. Durante uma viagem à Baía de Ha Long, você não só poderá admirar as paisagens naturais incrivelmente puras e belas, mas também explorar as cavernas encantadoras e misteriosas aninhadas nas profundezas das montanhas cársticas de calcário que se erguem do mar. Essas cavernas e grutas na Baía de Halong compartilham uma característica comum de formações de estalactites de calcário, moldadas pela erosão da água do mar ao longo de milhares de anos, criando figuras únicas e cativantes. Combinada com um sistema de luzes coloridas, a beleza interior dessas cavernas se torna ainda mais deslumbrante e esplêndida. Agora, se você é novo no assunto e ainda não decidiu quais cavernas visitar na Baía de Halong, este blog é o seu guia para descobrir e explorar as 7 cavernas mais bonitas desse patrimônio da UNESCO!
Fonte: Internet
A caverna Sung Sot é a maior, mais famosa e mais visitada caverna da Baía de Halong. A caverna foi encontrada pela primeira vez em 1901 por viajantes franceses e chamada de "Grotte Des Surprises" (A Caverna das Surpresas) em um livro de viagens criado em 1938. Apesar de um pequeno portão, a caverna deslumbra os visitantes com seu gigantesco espaço interno, o que provavelmente explica o nome "Surpresa".
O caminho para a caverna Sung Sot fica sob as sombras de árvores exuberantes. Ao caminhar pelas íngremes escadas de pedra, os turistas podem ter a sensação de escalar montanhas e sentir a emoção de estar caminhando para o céu. A caverna cobre uma área de 10.000 metros quadrados, com 30 metros de altura e uma passagem de 500 metros de comprimento.
Fonte: Internet
A caverna consiste em duas divisões: a externa e a interna. A primeira parece um salão de teatro com milhares de estalactites penduradas no teto. Um túnel estreito leva à segunda câmara, onde há um fluxo de luz natural cintilante. A luz está sendo filtrada de cima, por meio de uma grande claraboia natural, essa rota de abertura também é a saída da caverna. O fundo dessa câmara é um "jardim real" com um lago e uma paisagem fascinante de pequenas montanhas, além de pássaros e plantas vivas.
Entrando na segunda câmara por um pequeno túnel, os visitantes podem se entregar a um espaço completamente diferente que pode acomodar milhares de pessoas. Ao lado da entrada, há um cavalo feito de pedra ao lado de uma espada longa. De acordo com um antigo mito, Thanh Giong (também chamado de Phu Dong Thien Vuong), um herói folclórico mítico da história do Vietnã, derrotou os invasores antilhanos. Mais tarde, depois de ajudar os moradores a expulsar os demônios, ele deixou o cavalo e a espada para tranquilizar as pessoas e banir os demônios e voltar para o céu. Diz-se que ainda há muitos vestígios e cenários na caverna que comprovam as batalhas brutais entre Thanh Giong e os invasores. Em especial, as pegadas do cavalo se transformaram em pequenas lagoas junto com rochas esfareladas.
A gruta Thien Cung é considerada a gruta mais primitiva da Baía de Ha Long e a mais longa gruta seca da Ásia. Ela apresenta um magnífico sistema de estalactites e estalagmites com formas únicas. A gruta tem uma largura de cerca de 10.000 m2 com uma estrutura muito complexa, incluindo vários níveis e compartimentos com tetos e paredes muito altos e largos.
Acredita-se que a gruta esteja relacionada a uma lenda sobre um antigo Rei Dragão, que derrotou invasores e retornou à sua caverna, recusando-se a ser premiado. Depois disso, o Príncipe Dragão se casou com uma garota chamada May. O casamento foi realizado dentro da caverna com a visita de muitos dragões, pítons enormes e águias gigantes. Ao passear pelo lado norte, você pode ver a cena gravada na parede e nas pedras. Essa é a razão do nome da gruta - Thien Cung (que significa "Palácio do Céu").
Fonte: Internet
Atrás de uma porta estreita há um espaço tremendamente grande, que definitivamente fascina os viajantes de primeira viagem. A parte leste da gruta Thien Cung é um quadro gigante, naturalmente dotado de imagens de personagens de antigos contos de fadas. A gruta do norte atrairá muita atenção com a imagem de fadas dançando e cantando.
O centro da gruta consiste em quatro enormes pilares esculpidos em uma variedade de formas estranhas, da base ao topo do pilar, como as atividades diárias das pessoas, pássaros, flores etc. A lenda conta que foi aqui que o Príncipe Dragão e sua esposa deram à luz 100 crianças, que se separaram para explorar novas áreas do Vietnã, abrindo caminhos e formando novas aldeias com sua mãe, enquanto a outra metade continua a proteger a baía. Dizem que essas crianças são de origem vietnamita antiga. Saindo da gruta, um ponto de vista impressionante com vista para toda a baía está esperando por você para ser admirado.
A caverna Dau Go foi criada na época do Pleistoceno, há cerca de 2 milhões de anos, e é considerada a maior e mais bela caverna da Baía de Halong. Essa caverna tem cerca de 5.000 m2 de área, com uma porta de 17 m de largura e 12 m de altura, além de uma altura de 27 m acima do nível do mar. Ao explorar a caverna Dau Go, os turistas parecem se entregar a uma beleza tão antiga, intocada e extremamente tranquila.
O nome da caverna Dau Go foi criado em associação com três explicações diferentes. De acordo com a primeira teoria, a caverna Dau Go foi originalmente chamada de Giau Go (Madeira Escondida) porque, na resistência contra os invasores Nguyen Mong no século XIII, a caverna era o local onde os soldados Tran escondiam estacas de madeira antes de levá-las para o local sob o rio Bach Dang. Com relação à segunda teoria, as ilhas de Dau Go têm uma área tranquila em frente à caverna de Dau Go, de modo que os pescadores frequentemente se reuniam lá e consertavam seus barcos. Portanto, sobraram muitos blocos de madeira, o que resultou no nome Dau Go. A terceira teoria explica que a ilha de Dau Go é como um tronco gigante que vem de longe, o que levou ao nome da caverna como Dau Go.
Fonte: Internet
Do lado de fora, o portão da caverna é preenchido com uma tonalidade esmeralda que apresenta um formato de água-viva. Com uma cúpula de 25 metros de altura, a caverna Dau Go parece uma cachoeira misteriosa com centenas de estalactites. Seus olhos serão presenteados com um mundo magnífico de estalactites e estalagmites apresentadas em uma ampla variedade de tamanhos e formas únicas. Na cúpula da caverna, há uma imagem gigante de criaturas com várias estalagmites para sua imaginação.
A caverna consiste em três compartimentos principais. Ao chegar à primeira área, você poderá descobrir um sistema de estalactites com várias imagens, como leões, pitões, galos etc. A segunda tem uma imagem espetacular de ilhas rochosas nas ondas da água. A última área é caracterizada por uma imagem de pilares de pedra gigantescos, bonitos e macios. Há também um lago fresco no final da caverna.
Em comparação com muitas outras cavernas da Baía de Halong, a caverna Dau Go é mais exclusiva, com um rico sistema de flora e fauna. Graças à ampla abertura e à alta umidade da caverna, juntamente com os efeitos dos raios solares, desenvolveu-se um rico ecossistema de plantas, como musgo, choupos e plantas lenhosas.
Caverna Luon é uma das cavernas mais exclusivas da Baía de Halong, abrangendo um lago independente dentro de uma montanha fechada em forma de arco. Trata-se de um grupo de ilhas fechadas, que chega ao mar apenas por 4 m de largura, 3 m de altura e 100 m de comprimento. O lago fresco na caverna é cercado por quatro montanhas, com cerca de 1 km2 de largura. A caverna se conecta ao oceano por um "túnel" de água. Para entrar, os viajantes precisam remar em um caiaque ou pegar um barco de bambu remado por um morador local. Essa estrutura especial da caverna pode resultar em seu nome como "Luon".
Fonte: Internet
A caverna de Luon tem 60 m de comprimento e 2,5 m a 4 m de altura, dependendo da altura da maré. A caverna atrai turistas de todo o mundo graças aos seus encantos pitorescos e imaculados, com um penhasco rígido, um lago verde e tranquilo como um espelho durante todo o ano e um impressionante sistema de estalagmites. O cenário natural é uma combinação esplêndida de grandes montanhas, céu azul, água esmeralda, plantas verdes e ar fresco.
Dentro da caverna fechada existe um ecossistema diversificado de plantas exuberantes, árvores gigantes, orquídeas perfumadas, macacos e uma rica vida marinha debaixo d'água. Acredita-se que havia vida em um vilarejo aqui, com base na descoberta de conchas de água doce fossilizadas na parede da gruta.
Um passeio pela exploração da caverna leva cerca de 20 minutos. No entanto, você deve dedicar algum tempo ao caiaque para aproveitar ao máximo a tranquilidade e a beleza magnífica da paisagem.
A Caverna Trong (Caverna do Homem) e a Caverna Trinh Nu (Caverna da Virgem) estão situadas uma em frente à outra na Ilha Bo Hon, na Baía de Halong. Essas famosas cavernas da Baía de Halong ficam a aproximadamente 12km da cidade de Halong e a cerca de 15km do centro de Bai Chay. A Caverna Trong fica a cerca de 700 m de distância da Trinh Nu Cave, e ambas as cavernas apresentam um cenário pitoresco com águas azul-turquesa cristalinas, entrelaçadas com uma história de amor atemporal.
Segundo a lenda, havia uma linda garota que vivia no vilarejo. Devido à pobreza de sua família, ela teve que trabalhar para um proprietário local. O proprietário, achando a moça encantadora, forçou-a a se casar, mas ela recusou, pois já tinha um amante. Naquela época, seu amante estava no mar pescando em preparação para o casamento. Como não conseguiu convencê-la, o proprietário a baniu para uma ilha deserta. Suportando uma noite de tempestade e fome, a garota exausta se transformou em pedra. O local onde ela se transformou em pedra tornou-se mais tarde a caverna Trinh Nu, ou Caverna da Virgem.
Quanto ao jovem, ao saber que sua amada havia sido banida para uma ilha deserta, ele voltou apressadamente para procurá-la. Em uma noite de tempestade, seu barco naufragou. Encalhado em uma ilha deserta, ele viu a imagem de sua amada acenando para ele. Usando uma pedra para bater contra a parede da montanha, ele sinalizou que havia chegado. Batendo continuamente até suas mãos ficarem ensanguentadas e exaustas, o jovem também se transformou em pedra no local que mais tarde foi chamado de Caverna Trong.
Fonte: Internet
As duas cavernas estão separadas por apenas 700m. A Caverna Trong fica de frente para a Caverna Trinh Nu, e as duas cavernas têm entradas interligadas. Há grupos de estalactites branco-prateadas no teto de Hang Trong, além de uma estátua de pedra de um jovem de frente para Caverna Trinh Nu. Quando a luz do sol incide, a Caverna Trong se torna magicamente bela.
A gruta Me Cung foi identificada pelos arqueólogos como um dos primeiros locais culturais de Ha Long, entre 7.000 e 10.000 anos atrás. Empoleirada na encosta de uma montanha, a gruta Me Cung fica a cerca de 25 metros acima do nível do mar. De longe, a entrada da gruta Me Cung parece uma casa no fundo da montanha.
O interior da gruta apresenta uma estrutura muito complexa, dividida em vários níveis, compartimentos e áreas com um corredor de mais de 100 m de comprimento. O nome da Gruta Me Cung pode ter sido inspirado em sua complicada estrutura interna com várias divisórias e espaço estreito. Ao entrar na gruta, os turistas podem ter a sensação de estarem se perdendo em um esplêndido labirinto.
Fonte: Internet
A entrada da Gruta Me Cung é tão pequena que cabe apenas uma pessoa. Entretanto, o espaço interno dessa gruta é bem grande e dividido por paredes de calcário. Ao longo do caminho de 100 metros da Gruta Me Cung, há estalagmites e estalactites que são semelhantes aos lustres e cortinas de um palácio maravilhoso. Na saída da Gruta Me Cung, encontra-se o Lago Me Cung, localizado em uma ilha hermética cercada por montanhas imponentes. O Lago Me Cung é um dos mais belos da Baía de Ha Long, que inclui um mundo de criaturas como peixes, camarões, caranguejos, lulas etc., bem como algas, corais e pepinos-do-mar, que desenvolvem a criação de muitas espécies especiais de animais e plantas na Baía de Ha Long.
Além dessa beleza magnífica e única, a gruta Me Cung também é famosa pelos valores geológicos e históricos descobertos em seu interior. Nas paredes de calcário da gruta, há sedimentos remanescentes de muitas criaturas marinhas que existiram há milhões de anos. Além disso, de acordo com estudos, os cientistas reconheceram a vida de humanos pré-históricos em Halong durante a idade da pedra.
Em geral, cada caverna da Baía de Halong apresenta características únicas e esplêndidas que hipnotizam os visitantes. Você pode escolher seu(s) destino(s) favorito(s) e encontrar um cruzeiro que inclua essas cavernas em seu itinerário. Por exemplo, se você gosta de explorar a caverna Sung Sot, a caverna Luon ou a caverna Trong, não hesite em entrar em contato com a Vietnam Original Travel para obter essas experiências espetaculares. Espera-se que este blog ajude os viajantes de primeira viagem a conhecer melhor as cavernas da Baía de Halong e a fazer um planejamento adequado para sua próxima viagem a essa maravilha natural.
Confira nossos blogs:
⇒ Quantos dias na Baía de Halong: Itinerários sugeridos com dicas
Dicas, notícias, conselhos e informações culturais do Vietnã, Laos, Camboja, Birmânia e Tailândia.
Estamos viajando com um grupo de 25 pessoas, portanto não queremos perder tempo procurando informações e organizando a viagem. Preferimos confiar isso a uma agência de viagens local no Vietnã.
Obrigado por escolher os serviços que correspondem às nossas expectativas e por sua capacidade e disponibilidade. Você é a melhor agência de viagens para nós.
Foi um belo passeio, com atividades interessantes e diversificadas. Descobrimos diferentes aspectos: natureza, história, cultura, culinária, bem-estar e diferentes grupos étnicos...