As roupas de seda de Tan Chau eram um sonho comum de muitas senhoras vietnamitas no século XX. Se você for à aldeia de seda de Tan Chau em uma excursão ao Delta do Mekong e tocar a seda com a mão, entenderá por que esse produto é tão famoso. Essa aldeia também é um destino imperdível que você deve visitar para conhecer a cultura do Vietnã e a carreira tradicional de tecelagem de seda.
Fonte: Nguyen Thanh Nhat
A aldeia de seda de Tan Chau é uma bonita aldeia localizada na área noroeste da província de An Giang. Essa aldeia é famosa por sua seda lisa tecida a partir de sedas com belos padrões e cores inalteradas. Para produzir rolos de seda dourada, os moradores da aldeia de Tan Chau são muito cuidadosos em todas as etapas da fabricação de seus produtos, desde o cultivo da amoreira, a criação de bichos-da-seda, a amamentação da seda, a tecelagem e o tingimento dos tecidos. Essa carreira é uma profissão hereditária, que foi preservada e transmitida por gerações em Tan Chau.
Fonte: Internet
Tan Chau, no Vietnã, está localizada perto de Chau Doc, 204 km a leste da cidade de Ho Chi Minh e 125 km a sudeste da cidade de Can Tho. Tan Chau foi formada em 1757. Antigamente, era conhecida como a maior província de Chau Doc. No entanto, em 1968, ela foi separada de Chau Doc e, desde então, passou a fazer parte da província de An Giang. Ganhou boa fama pela maciez e beleza da seda, especialmente a seda "My A", que é feita à mão com os melhores materiais e processos complexos.
Fonte: Tam lang Silk - Lanh My A
Antigamente, os habitantes locais usavam apenas a fruta local "mac nua" para fazer o corante, que é preto e não desbota por muito tempo, além de exigir muita mão de obra para a confecção da seda, o que resultava em seu alto preço. Depois de 1975, esse produto de Tan Chau não era muito usado pelas pessoas porque havia poliéster e seda chinesa mais baratos e com mais cores do que a seda de Tan Chau. Parece que esse tipo de seda desaparecerá lentamente. Entretanto, devido ao desenvolvimento da moda e à demanda por produtos de alta qualidade, essa marca de seda geralmente retorna aos mercados diários. Além disso, graças à descoberta de várias técnicas de tingimento, os habitantes locais podem produzir seda com cores variadas, além da tradicional cor preta, para atender à demanda de clientes nacionais e internacionais.
Pode-se dizer que os tecelões de Tan Chau passaram por uma longa jornada para continuar sendo o valor tradicional e precioso para os vietnamitas na vida moderna. Portanto, explorar essa aldeia de artesanato única certamente satisfará sua expectativa de uma viagem memorável.
Ao visitar a aldeia da seda de Tan Chau, você verá uma massa verde de amoreira que se estende da margem arenosa ao longo do rio, invadindo profundamente o campo, de uma aldeia a outra. Ao coletar a amoreira, eles não coletam cada folha, como em Quang Nam ou Chuong My, Ha Dong, duas outras famosas aldeias de seda no Vietnã. Em vez disso, eles cortam todas as amoreiras perto da raiz, depois as reúnem em grandes galhos e as levam para casa. Depois disso, a amoreira será cortada em fibras.
Fonte: Nguyen Thanh Nhat
A criação de bichos-da-seda é o trabalho mais difícil entre as várias etapas da fabricação da seda de Tan Chau. Há centenas de fornos de carvão em constante combustão com grandes panelas de cobre nos fogões. Quando a água ferve, eles colocam o casulo do bicho-da-seda nessas panelas, puxam os fios de seda e os enrolam em uma roda de fiar. Ao visitar Tan Chau, você pode pedir para tentar girar a roda da seda ou fazer uma etapa do processo de produção da seda de Tan Chau. É uma das coisas mais empolgantes a se fazer no passeio pelo Delta do Mekong.
Ao ficar perto do fogão, você pode sentir o doce perfume da seda. O artesão agita a seda na panela constantemente e gira a roda regularmente para fazer rolos suaves de seda dourada até que restem apenas os corpos dos bichos-da-seda na panela. Eles não jogam fora as crisálidas dos bichos-da-seda. Em vez disso, eles as usam para comer com legumes ou fritar com arroz. Os excrementos dos bichos-da-seda e as sobras de amoreira são armazenados para a produção de fertilizantes.
Fonte: Nguyen Thanh Nhat
A resina dessa fruta confere à seda uma cor preta brilhante que nunca desaparece. Esse também é o segredo da seda Tan Chau, tornando esse produto conhecido em todo o país. Atualmente, a técnica de tecelagem da Tan Chau está se modernizando graças ao desenvolvimento da tecnologia, que ajuda a aumentar não só a produtividade, mas também a qualidade desse produto. Devido a essa carreira tradicional, a vila de Tan Chau é um dos destinos mais atraentes que você não deve perder em sua aventura no Delta do Mekong.
A seda Tan Chau é uma marca famosa no Vietnã há décadas. A seda da aldeia de Tan Chau é tecida com seda especialmente fabricada, por isso é muito macia, leve e confortável quando você usa roupas feitas com essa seda. Esse tecido não encolhe nem absorve umidade, por isso é muito fresco e fácil de usar no verão e quente no inverno. Se tiver a oportunidade de visitar a aldeia de Tan Chau em seu passeio pelo Delta do Mekong, compre um pedaço desse tecido de seda ou um conjunto de roupas de seda de Tan Chau para usar.
Fonte: Internet
Como a fabricação desse produto é bastante demorada e difícil, a seda Tan Chau é bastante cara. No passado, somente autoridades e famílias ricas podiam comprar e usar roupas de seda Tan Chau. Entretanto, nas décadas de 60 e 70 do século XX, quando o mercado de roupas era muito diversificado e abundante, a seda Tan Chau era bastante barata.
Recentemente, graças à alta qualidade, a seda Tan Chau se tornou a escolha favorita dos clientes. Para atender às demandas do mercado, além da tradicional cor preta, os artesãos desse vilarejo também tingem a seda com mais cores.
Confira nossos blogs:
Dicas, notícias, conselhos e informações culturais do Vietnã, Laos, Camboja, Birmânia e Tailândia.
Estamos viajando com um grupo de 25 pessoas, portanto não queremos perder tempo procurando informações e organizando a viagem. Preferimos confiar isso a uma agência de viagens local no Vietnã.
Obrigado por escolher os serviços que correspondem às nossas expectativas e por sua capacidade e disponibilidade. Você é a melhor agência de viagens para nós.
Foi um belo passeio, com atividades interessantes e diversificadas. Descobrimos diferentes aspectos: natureza, história, cultura, culinária, bem-estar e diferentes grupos étnicos...