Localizado ao sul de Hanói, a aldeia do incenso Quang Phu Cau, quando vista de cima, parece um labirinto pintado em vermelho vibrante. Nos pátios espaçosos de cada casa produtora de incenso, dezenas de milhares de varetas de incenso estão dispostas em feixes - que lembram cachos de flores roxo-avermelhadas - secando sob o intenso sol do meio-dia vietnamita.
A aldeia artesanal exala a beleza simples, rústica e venerável da zona rural do norte do Vietnã, pontuada com um toque de modernidade e frescor. Os habitantes locais mantêm meticulosamente o artesanato tradicional vietnamita todos os dias, cercados pelas fragrâncias calmantes e relaxantes de incenso e canela.
Com a aproximação do ano novo, que também é a época mais movimentada do ano para os artesãos de incenso, vamos levá-lo para conhecer uma das mais antigas aldeias artesanais de Hanói - a aldeia do incenso Quang Phu Cau.
Fonte: Internet
A queima de incenso tornou-se uma prática essencial para o povo do Vietnã, especialmente nos templos budistas e em ocasiões festivas. Eles acreditam que a fumaça do incenso carrega consigo suas orações por prosperidade e paz na vida. A cerca de 35 km do centro da cidade de Hanói, os moradores de Quang Phu Cau mantêm a tradição da fabricação de incenso há mais de um século.
Hoje, mais de 300 famílias na aldeia Quang Phu Cau continuam dedicadas a esse artesanato tradicional. A aldeia do incenso Quang Phu Cau é uma das mais antigas aldeias artesanais tradicionais de Hanói que sobreviveu e prosperou até hoje.
Fonte: Internet
Sabia que: A aldeia do incenso Quang Phu Cau desempenhou um papel histórico importante durante a Guerra do Vietnã, especialmente para esconder o cheiro de pólvora durante as batalhas. O incenso artesanal dessa aldeia serviu como uma ferramenta estratégica, permitindo que os soldados vietnamitas executassem ataques surpresa contra o inimigo.
A aldeia do incenso de Quang Phu Cau tem uma tradição que remonta a centenas de anos. Inicialmente conhecido como um local especializado na fabricação de incenso para muitas regiões do país, como Hung Yen, Hai Duong, Cidade de Ho Chi Minh, etc., o vilarejo de incenso de Quang Phu Cau tem uma tradição de centenas de anos. Hoje, a Quang Phu Cau também fabrica incenso para atender à demanda doméstica e exportar para países estrangeiros.
Os artesãos daqui vêm fabricando esses bastões de incenso coloridos há gerações, mas o setor quase não conseguiu sobreviver. No passado, quase 100% das aldeias estavam envolvidas na fabricação de incenso, mas, recentemente, as pessoas tenderam a escolher empregos mais lucrativos, especialmente após o impacto da Covid-19. Atualmente, apenas dois ou três grandes fabricantes da aldeia estão mantendo viva a tradição da fabricação de incenso. No entanto, os artesãos da aldeia do incenso de Quang Phu Cau expressam que ainda têm paixão pelo artesanato e nunca pensaram que a tradição de fazer incenso desapareceria.
"Queimar incenso para lembrar nossos ancestrais, pais que já faleceram, é um elemento central na vida espiritual do povo vietnamita. O que se tornou uma tradição não pode ser perdido. Nossos ancestrais mantiveram essa tradição por milhares de anos", disse um artesão de incenso.
Fonte: Internet
Com um produto que tem um valor espiritual indispensável em todos os lares vietnamitas, os fabricantes de incenso em Quang Phu Cau são meticulosos desde a fase de seleção dos materiais. Os bastões de incenso têm duas partes: o núcleo do bastão e o pó de incenso. Os principais ingredientes para a fabricação de incenso incluem varas de bambu e várias ervas: folhas de canela, incenso, pinho, agulha branca, flores de cravo, etc. Esses ingredientes são obtidos principalmente de fontes de origem local. Esses ingredientes são obtidos principalmente nas províncias montanhosas do norte, como Ha Giang e Yen Bai.
Depois que a casca é colhida, os agricultores trazem os cachos para serem pesados e vendidos. Eles dividem cuidadosamente a casca em palitos menores e os colocam para secar em pilhas gigantes pela cidade. Em seguida, as varas são levadas para o cortador. Com a ajuda da máquina, eles podem cortar dezenas de milhares de varas em um dia, que podem ter até 16 polegadas de comprimento, depois são transportadas para as fábricas de incenso Quang Phu Cau, onde os trabalhadores separam as hastes em cachos. Em seguida, eles mergulham manualmente as pontas em baldes coloridos de corante. Elas são tingidas de rosa, que representa o lótus, a flor nacional do Vietnã, ou de vermelho, que representa a bandeira do país. Além dos tradicionais vermelho e rosa, os artesãos até pesquisaram e usaram flores de ervilha borboleta para o azul ou folhas em pó para o verde. Com cuidado, os cachos são espalhados para secar. Em preparação para o feriado de Tet, os trabalhadores cobrem a aldeia com esses cachos cor-de-rosa.
O pó de incenso é feito apenas com ervas naturais para obter o cheiro certo. A proporção da mistura permanece um segredo que é passado de geração em geração nessas famílias. Quando os bastões cor-de-rosa terminam de secar, os trabalhadores os colocam em uma máquina que reveste automaticamente o pó de incenso. Os trabalhadores secam os bastões uma segunda vez. Eles precisam de boa temperatura e muito sol, pois se o incenso estiver úmido, não queimará. Normalmente, por volta de julho e agosto, os artesãos da aldeia do incenso Quang Phu Cau precisam aproveitar o sol para secar as varetas em preparação para o Ano Novo Lunar. Finalmente, as varetas são embaladas em um pacote, embrulhadas em plástico e vendidas principalmente para atacadistas no Vietnã por cerca de 20.000 VND.
Fonte: Toquoc.vn e Internet
Pode-se chegar facilmente à aldeia do incenso Quang Phu Cau de moto ou de ônibus a partir do centro de Hanói.
A motocicleta é um meio de transporte adequado para quem deseja mais flexibilidade. O preço do aluguel de motocicletas em Hanói não é muito caro, apenas cerca de 120.000 VND por dia, dependendo do tipo de moto que você escolher, seja uma scooter manual ou automática. Como as estradas em Hanói são relativamente pequenas e estreitas, com frequentes engarrafamentos, uma motocicleta será uma excelente opção para ajudá-lo a se locomover com mais liberdade. Se estiver viajando de motocicleta, siga a National Highway 21B e depois a Provincial Road 429.
Se quiser experimentar a sensação de estar sentado em um veículo e admirar as cenas apressadas que passam e, ao mesmo tempo, economizar custos, o ônibus é a opção mais adequada. Vá até a estação de ônibus Yen Nghia e pegue o ônibus número 91 até a última parada, que é a aldeia do incenso Quang Phu Cau.
Você também tem a opção de pegar o metrô, já que a linha de metrô Cat Linh - Ha Dong começou a operar oficialmente. Você pode viajar até a última parada no Terminal Rodoviário de Yen Nghia e depois continuar a pegar o ônibus número 91 para chegar à aldeia.
A aldeia artesanal de Quang Phu Cau funciona quase o ano todo, mas fica especialmente animada durante o Ano Novo Lunar e nos dias que o antecedem, devido a um aumento nas encomendas. Os vietnamitas tendem a usar mais incenso durante esse período para adoração ancestral, na véspera do Ano Novo. Ao visitar a cidade durante esse período, você verá buquês vibrantes de incenso por toda parte. No entanto, você pode visitar a aldeia do incenso de Quang Phu Cau em qualquer estação para explorar, admirar e tirar belas fotos.
Muitas pessoas também recomendam a visita em dias ensolarados, quando os habitantes locais aproveitam o clima para secar os feixes de incenso ao sol, preparando-os para as próximas etapas do processo. O sol radiante e os buquês de incenso carmesim trabalham como um time dos sonhos para proporcionar aos amantes da fotografia a melhor iluminação e o melhor plano de fundo.
Fonte: Internet
Se você pretende visitar a aldeia do incenso de Quang Phu Cau, aqui estão algumas dicas que você deve ter em mente. Tet é a época mais movimentada na aldeia do incenso de Quang Phu Cau. Você pode planejar sua visita durante esse período para testemunhar a fascinante festividade. Certifique-se de verificar as condições climáticas antes da visita, especialmente se decidir ir em dias ensolarados, lembre-se de levar chapéus e usar protetor solar! Por falar em vestuário, se você quiser se destacar ao tirar fotos com esses lindos feixes de incenso, escolha roupas com cores contrastantes com o incenso, como branco, amarelo ou verde, para garantir que você se destaque.
A aldeia do incenso de Quang Phu Cau é gratuita para os visitantes, mas há uma taxa de fotografia de 100.000 VND por pessoa. Essa taxa é considerada uma "gorjeta" para os artesãos, pois eles precisam organizar o incenso com o objetivo de proporcionar aos visitantes um fundo perfeito para suas fotos. Essa taxa não é muito alta, mas ajuda os fabricantes de incenso a ganhar um pouco mais e a manter a aldeia viva.
A aldeia do incenso de Quang Phu Cau é uma das atrações turísticas famosas quando se visita Hanói. Além disso, há outras aldeias artesanais tradicionais a serem exploradas, como a aldeia da cerâmica de Bat Trang, a aldeia da libélula de bambu de Thach Xa, a aldeia da fabricação de leques de Chang Son e muitas outras à sua espera.
Confira nossos blogs:
Dicas, notícias, conselhos e informações culturais do Vietnã, Laos, Camboja, Birmânia e Tailândia.
Estamos viajando com um grupo de 25 pessoas, portanto não queremos perder tempo procurando informações e organizando a viagem. Preferimos confiar isso a uma agência de viagens local no Vietnã.
Obrigado por escolher os serviços que correspondem às nossas expectativas e por sua capacidade e disponibilidade. Você é a melhor agência de viagens para nós.
Foi um belo passeio, com atividades interessantes e diversificadas. Descobrimos diferentes aspectos: natureza, história, cultura, culinária, bem-estar e diferentes grupos étnicos...