Mausoléu de Ho Chi Minh, erguido majestosamente na Praça Ba Dinh, em Hanói, é um imponente monumento dedicado ao líder revolucionário e herói nacional do Vietnã, Ho Chi Minh. Construído com mármore branco e inspirado na arquitetura soviética, o mausoléu é um testemunho da devoção e do respeito do povo vietnamita pelo "Tio Ho", como ele é carinhosamente chamado. Esse local solene abriga o corpo embalsamado de Ho Chi Minh e serve como local de peregrinação para milhares de visitantes que desejam prestar homenagem ao homem que desempenhou um papel crucial na independência do Vietnã. Cada passo no Mausoléu de Ho Chi Minh é uma jornada pela história, proporcionando uma oportunidade única de entender a rica herança desse carismático líder e sua influência duradoura sobre a nação vietnamita.
Fonte: Internet
O mausoléu de Ho Chi Minh está localizado em 2 Hung Vuong, bairro de Dien Bien, distrito de Ba Dinh, cidade de Hanói. O mausoléu foi construído no local da antiga plataforma no meio da Praça Ba Dinh, onde o Presidente Ho Chi Minh leu a declaração de independência que deu origem à República Democrática do Vietnã.
De acordo com o testamento de Ho Chi Minh, ele queria ser cremado e suas cinzas colocadas em três regiões do país após sua morte. Mas o Partido e o povo da época desejavam preservar seu corpo intacto e colocá-lo no mausoléu para que as pessoas de todo o país pudessem visitá-lo e homenageá-lo. Assim, em janeiro de 1970, o governo soviético e o Vietnã se reuniram para discutir os planos de projeto e as técnicas de construção do mausoléu. Em fevereiro de 1972, o projeto foi construído e, em 19 de maio de 1975, o Mausoléu de Ho Chi Minh foi inaugurado.
O Mausoléu de Ho Chi Minh é uma obra histórica de grande importância, que expressa os profundos sentimentos do povo vietnamita em relação ao grande líder. É um símbolo cultural e histórico da capital e uma atração turística visitada por um grande número de turistas nacionais e internacionais sempre que têm a oportunidade de vir a Hanói.
O horário para visitar o Mausoléu de Ho Chi Minh é regulado de forma diferente dependendo da estação. Antes de visitar o Mausoléu de Ho Chi Minh, os visitantes podem consultar a tabela abaixo:
Dia da semana | De 1º de abril a 31º de outubro | De 1º de novembro a 31º de março |
Terça-feira, quarta-feira, quinta-feira | 7h30 - 10h30 | 8h00 - 11h00 |
Segunda-feira, sexta-feira | Não será realizada visitação | Não será realizada visitação |
Sábado, domingo, feriados | 7h30 - 11h00 | 8h00 - 11h30 |
Se o aniversário do Presidente Ho Chi Minh, em 19 de maio, o Dia Nacional do Vietnã, em 2 de setembro, e o primeiro dia do Ano Novo Lunar caírem em uma segunda ou sexta-feira, o mausoléu ainda estará aberto para receber os visitantes normalmente. Normalmente, todo ano o mausoléu fica fechado por dois meses para manutenção, geralmente de setembro a novembro. O período específico pode mudar a cada ano. Durante esse período, os visitantes não poderão visitar o mausoléu. Com relação aos preços dos ingressos, todos os cidadãos vietnamitas recebem ingressos gratuitos para o mausoléu. Os turistas estrangeiros compram ingressos por apenas 25.000 VND/pessoa (cerca de 1 EUR e 5 BRL)
A arquitetura geral do Mausoléu de Ho Chi Minh é um bloco quadrado sólido, composto por 3 camadas. O mausoléu tem 21,6 m de altura e 41,2 m de largura. A estrutura do mausoléu foi especialmente projetada para resistir a inundações, bombas e terremotos de magnitude 7 na escala Richter. A parte externa do Mausoléu é revestida de granito cinza, cercada por fileiras de colunas de mármore, com as palavras "CHỦ TỊCH HỒ - CHÍ - MINH" (PRESIDENTE HO - CHI - MINH) em pedra jade vermelha escura destacando-se no topo do Mausoléu.
Em frente à porta do Mausoléu, há sempre dois guardas de plantão, trocando de turno a cada hora. O saguão do mausoléu é revestido de mármore rosa-avermelhado, destacando as palavras "Không có gì quý hơn Độc lập Tự do" (Nada é mais precioso do que a Independência e a Liberdade) e a assinatura banhada a ouro do Presidente Ho Chi Minh.
Atualmente, o mausoléu tem um total de 200 conjuntos de portas feitas de vários tipos de madeiras preciosas coletadas em todo o país. No centro do mausoléu está a sala onde o corpo de Ho Chi Minh foi colocado, coberto com mármore. O corpo do Presidente Ho Chi Minh é colocado em uma caixa de vidro, em uma cama colocada em um pedestal de pedra e sempre guardado por soldados.
Fonte: Internet
Ao visitar o Mausoléu de Ho Chi Minh em Hanói, os visitantes ficarão imersos em uma atmosfera solene, voltando à história para aprender sobre o passado heroico do grande líder do povo vietnamita. Algumas atividades interessantes das quais você deve participar para ter uma viagem significativa:
Todos os dias, às 6h e às 21h, na Praça Ba Dinh, acontece a cerimônia de hasteamento e arriamento da bandeira do Mausoléu de Ho Chi Minh. Esse é um momento extremamente solene que qualquer turista gostaria de testemunhar se tiver a oportunidade de visitar esse lugar. A equipe de tiro com 37 membros realizará uma série de rituais com o heroico Hino Nacional tocando e a bandeira da Pátria hasteada. Depois que a bandeira nacional foi hasteada, chegou a hora de abrir o Mausoléu de Ho Chi Minh.
Fonte: Internet
Essa obra faz parte de um complexo de mausoléus, construído de acordo com a arquitetura clássica francesa, originalmente uma obra para o Governador da Indochina. Quando os colonialistas franceses deixaram o Vietnã, o Ho Chi Minh veio para esse local para trabalhar de 1954 até sua partida em 1969. Atualmente, o Palácio Presidencial se tornou um local para receber autoridades e organizar eventos importantes em nível estadual. O campus do Palácio Presidencial é plantado com muitas árvores, especialmente muitas árvores antigas de grande porte, criando um espaço fresco e relaxante.
Com simplicidade inerente, o Presidente Ho Chi Minh escolheu viver em uma simples casa de palafitas em vez do luxuoso Palácio Presidencial. Não muito longe do Palácio Presidencial, esse lugar ainda conserva artefatos de sua vida. Construída em madeira, de acordo com a arquitetura das palafitas da etnia Tay-Thai no Viet Bac, a palafita é simples, mas contém a alma e o estilo de vida de um grande líder.
A palafita foi construída de acordo com os desejos de Ho Chi Minh, com base em uma conversa com o arquiteto Nguyen Van Ninh. A casa tem dois andares, com um primeiro andar espaçoso e um segundo andar dividido em dois cômodos com divisórias usadas para fazer estantes de livros. Ao redor da casa há corredores, criando um espaço de convivência confortável e conveniente. A casa de palafitas de Ho Chi Minh não é apenas sua residência permanente, mas também contém marcas importantes na história do país.
Fonte: Internet
Bem em frente à casa de palafitas há um lago com peixes, onde o Presidente Ho Chi Minh costuma passar o tempo relaxando. Antes do café da manhã, o presidente deixa um pouco de pão ou arroz para secar como alimento para os peixes. Quando o tempo está frio, o Ho Chi Minh sempre se preocupa e lembra os irmãos de encontrar lentilha d'água e colocá-la no canto norte do lago para garantir que os peixes tenham um lugar para se esconder. Todo feriado de Tet, ele costuma dar peixes aos líderes e às unidades de segurança.
O Museu Ho Chi Minh é um dos destinos turísticos imperdíveis de Hanói. O edifício tem uma arquitetura impressionante, com um bloco quadrado chanfrado, com quase 20 metros de altura, colocado na diagonal para criar a forma elegante de um lótus branco. Com uma área de até 18.000 metros quadrados, o Museu Ho Chi Minh é o maior e mais moderno museu do país.
Os andares de exposição do museu estão intimamente ligados uns aos outros. O espaço solene com um teto abobadado de mais de 9 m de altura, decorado com flores e folhas das quatro estações do país, contém uma estátua de bronze de corpo inteiro do Presidente Ho Chi Minh. O espaço de exposição tem cerca de 4.000 metros quadrados, com mais de 2.000 documentos, artefatos e imagens, recriando a vida e a carreira de Ho Chi Minh associadas a importantes eventos históricos do Vietnã e do mundo.
Fonte: Internet
Localizado no local das relíquias do Mausoléu de Ho Chi Minh, o Pagode de Um Pilar é originário da dinastia Ly e é um símbolo único da capital Hanói. A arquitetura especial do Pagode de Um Pilar está em sua imitação da forma de uma flor de lótus, um símbolo de pureza e firmeza. Atualmente, o Pagode de Um Pilar se tornou um destino significativo para os turistas que desejam explorar a beleza cultural e espiritual de Hanói.
Fonte: mia.vn
Em meio à arquitetura imponente e à atmosfera solene do Mausoléu de Ho Chi Minh, mergulhamos nas profundezas da história vietnamita e testemunhamos a veneração dedicada a um líder icônico. A beleza desse lugar vai além de sua construção física, transcendendo o mármore e a pedra para incorporar a reverência de um povo pela figura que moldou destinos. Ao sair desse monumento, você levará consigo não apenas o apreço por sua arquitetura, mas também uma compreensão mais profunda do impacto duradouro que Ho Chi Minh teve sobre a nação e a lembrança de um momento de contemplação silenciosa diante da história.
Dicas, notícias, conselhos e informações culturais do Vietnã, Laos, Camboja, Birmânia e Tailândia.
Estamos viajando com um grupo de 25 pessoas, portanto não queremos perder tempo procurando informações e organizando a viagem. Preferimos confiar isso a uma agência de viagens local no Vietnã.
Obrigado por escolher os serviços que correspondem às nossas expectativas e por sua capacidade e disponibilidade. Você é a melhor agência de viagens para nós.
Foi um belo passeio, com atividades interessantes e diversificadas. Descobrimos diferentes aspectos: natureza, história, cultura, culinária, bem-estar e diferentes grupos étnicos...