A comuna de Thu Sy, distrito de Tien Lu, província de Hung Yen, é famosa por sua aldeia de artesanato tradicional de quase 200 anos no Vietnã, especializada em armadilhas de bambu para peixes. As casas antigas e simples ao redor e o belo cenário de trabalho se tornaram uma fonte de inspiração para muitos fotógrafos. Esse também é o local ideal para quem deseja fazer uma excursão a uma terra pacífica não muito distante de Hanói.
Fonte: Internet
Está planejando explorar as aldeias de fabricação de armadilhas para peixes de bambu em Thu Sy, província de Hung Yen? Vamos descobrir muitas informações interessantes sobre a aldeia em nosso blog!
A aldeia de artesanato de armadilhas de bambu para peixes é um lugar pouco conhecido na província de Hung Yen, localizada a oeste de Hanói, a uma hora de carro. Atualmente, ainda há famílias que praticam a tecelagem de fios de bambu para criar armadilhas para peixes.
Há mais de dois séculos, a tecelagem era a principal profissão, trazendo a maior renda para as pessoas em Thu Sy. Até o momento, apenas algumas pessoas ainda se dedicam à profissão de tecelão, mas as pessoas daqui ainda mantêm a profissão como uma antiga beleza dos fazendeiros do norte.
Ao chegar às aldeias, os visitantes sentirão o espaço tranquilo da aldeia, ouvirão o som dos galos cantando ao meio-dia e testemunharão a vida cotidiana da população local. Esse lugar não fica longe de Hanói, portanto, é adequado para os turistas explorarem em um dia.
Fonte: Internet
"Đó" ou Armadilhas de bambu para peixes em Thu Sy estão sendo tecidas há mais de 200 anos. Os moradores de Thu Sy costumavam contar com a pesca como sua principal fonte de renda. Mais tarde, as pessoas gradualmente procuraram outras formas de ganhar a vida, de modo que não havia tantas famílias como no passado. O turismo na aldeia ainda não foi desenvolvido, portanto, você terá a sensação de ter encontrado uma infância verdadeiramente pacífica. Ao percorrer a aldeia, especialmente em dias ensolarados, você encontrará casas de três cômodos. Não há muitos turistas, mas apenas moradores locais simples e amigáveis. Se você se perder, não tenha medo de perguntar a um morador, pois ele estará disposto a lhe mostrar e até mesmo guiá-lo até o local.
A aldeia de fabricação de armadilhas para peixes de bambu em Thu Sy fica a 7 km da cidade de Hung Yen e a cerca de 55 km do centro da cidade de Hanói. Para chegar a essa aldeia, há três opções: de carro, de motocicleta ou ou com uma agência de viagens.
Partindo do centro da cidade de Hanói, dirija pela Rodovia 5, vire na estrada provincial 200 para chegar à comuna de Thu Sy, distrito de Tien Lu, província de Hung Yen. Continuando a passar por Ba Hang, você chegará às aldeias de tecelagem de bambu de Noi Lang e Tat Vien.
Você pode seguir a estrada para motocicletas ou dirigir pela rodovia Hanói - Hai Phong, saindo no cruzamento de Yen My. Vire à esquerda e siga em frente até a comuna de Thu Sy. Continue dirigindo pelas pequenas vielas sinuosas até chegar a Noi Lang e à aldeia de Tat Vien.
Se você tem medo de encontrar um lugar para estacionar o carro e evitar se perder, vale a pena considerar a possibilidade de reservar um passeio. O preço da excursão dependerá do horário em que você for, da duração e do número de pessoas no grupo. Se você for em um grupo maior, o preço da excursão com certeza será mais barato, portanto, por que não convidar seus amigos e parentes para participar e explorar a aldeia?
Fonte: Internet
A profissão de Đó existe há muito tempo, associada à agricultura de arroz úmido de longa data. Além de arar, nas horas de lazer, as pessoas aumentam a produção pescando peixes e camarões. Đó é uma armadilha para peixes tradicional e popular na zona rural do norte. No passado, era fácil ver pessoas carregando esses veículos na estrada e até mesmo vendendo-os nas províncias vizinhas. Hoje, a profissão está concentrada apenas em duas aldeias de Noi Lang e Tat Vien. O Đó não é apenas uma ferramenta agrícola, mas também uma ferramenta de decoração de interiores, que pode ser exportada para outras províncias do norte e até mesmo para países estrangeiros.
A matéria-prima do Đó é o bambu. Anteriormente, os materiais estavam sempre disponíveis na aldeia, mas agora as pessoas importam materiais de bambu de lugares vizinhos. As principais etapas para fazer o Đó não são muito complicadas. Adultos ou crianças podem aprender em poucas sessões. Mas você perceberá que a tecelagem exige muita habilidade e meticulosidade. Um artesão habilidoso pode, em média, terminar a peça em pelo menos uma hora, sem contar o esforço para cortar o bambu seco.
Fonte: Internet
Após o acabamento, as ripas de bambu ficarão com uma cor brilhante. Depois disso, as pessoas as defumam no sótão da cozinha, até que adquiram a cor marrom característica das asas de barata. Esse procedimento ajuda a evitar cupins e aumenta a durabilidade.
Um dos artesãos que ainda produzem muito Đó é o Sr. Luong Son Bac. Com quase 80 anos de idade, ele ainda tece com muita rapidez e maestria. Sob o teto das casas vietnamitas de três cômodos, os idosos estão tecendo em paz, o que os torna mais atraentes para turistas e fotógrafos.
Para fazer uma excursão conveniente e inesquecível à aldeia de tecelagem de bambu de Thu Sy, os visitantes podem fazer algumas observações importantes:
• Consulte a previsão do tempo com cuidado antes da partida. Em dias de chuva, as pessoas não levam os produtos artesanais para secar ao ar livre.
• Interaja com os habitantes locais para saber mais sobre a vida na aldeia, não hesite em pedir-lhes orientações, pois o Google Maps pode não atualizar todos os cantos da aldeia.
• Leve alguns remédios para alergias, por precaução
• Encomende o almoço com um dia de antecedência ou prepare os lanches, pois há poucos restaurantes nos arredores.
Confira nossos blogs:
Dicas, notícias, conselhos e informações culturais do Vietnã, Laos, Camboja, Birmânia e Tailândia.
Estamos viajando com um grupo de 25 pessoas, portanto não queremos perder tempo procurando informações e organizando a viagem. Preferimos confiar isso a uma agência de viagens local no Vietnã.
Obrigado por escolher os serviços que correspondem às nossas expectativas e por sua capacidade e disponibilidade. Você é a melhor agência de viagens para nós.
Foi um belo passeio, com atividades interessantes e diversificadas. Descobrimos diferentes aspectos: natureza, história, cultura, culinária, bem-estar e diferentes grupos étnicos...