Se você é um entusiasta da natureza, Pu Luong é o destino perfeito para você. A reserva natural de Pu Luong é uma das áreas mais espetaculares do norte do Vietnã, com terraços verdes de arroz pontilhados por pessoas da etnia Thai e picos de calcário elevados. O que torna Pu Luong tão especial é que, até agora, ela permanece relativamente intocada pelo turismo de massa, tornando-se um lugar perfeito para caminhadas e relaxamento para os visitantes.
Você está em busca de um destino autêntico e intocado no Vietnã? Neste blog, vamos guiá-lo através de um itinerário detalhado para aproveitar ao máximo seus 3 dias em Pu Luong. Prepare-se para explorar a natureza, descobrir vilarejos tradicionais e relaxar em meio à tranquilidade deste paraíso escondido. Vamos começar a aventura?
As regiões montanhosas de calcário do norte do Vietnã abrigam algumas das paisagens mais dramáticas do Sudeste Asiático. Em Pu Luong, os picos de calcário perfuram as nuvens e os dramáticos terraços de arroz têm vista para os vilarejos de minorias étnicas, lar de culturas distintas que habitam essas regiões há séculos.
O principal grupo étnico que vive na reserva é o Thai e sua língua nativa tem algumas semelhanças com o idioma tailandês da Tailândia. Eles aprendem vietnamita na escola, portanto todos são bilíngues. O inglês não é muito falado.
Fonte: Internet
É um clichê turístico, mas os habitantes locais são incrivelmente amigáveis. Você pode facilmente passar 2 ou 3 dias misturando seu tempo com caminhadas, trekking, ciclismo e relaxamento em uma das deliciosas acomodações de estilo tradicional. Tudo é felizmente simples. Pu Luong é um destino turístico pouco desenvolvido. Essa pode ser sua melhor característica - e não durará muito tempo.
A Reserva Natural de Pu Luong tem condições climáticas semelhantes às da cidade grande mais próxima, Hanói, com quatro estações distintas. As melhores épocas para visitar são a primavera (março a maio) ou o outono (setembro a novembro). No inverno, espere condições de neblina, baixa visibilidade e frio, especialmente à noite. O verão (junho a agosto) é quente e úmido (meados dos anos 30) com mais chuva.
Se você quiser ir a Pu Luong saindo de Hanói, há algumas maneiras de chegar lá:
Fonte: Internet
Há muitas coisas para se fazer em Pu Luong e a maioria delas envolve mergulhar no cenário deslumbrante e na cultura tailandesa. Aqui estão as melhores coisas para fazer em Pu Luong! Todas essas atividades podem ser realizadas em qualquer época do ano, seja no inverno ou nos meses de verão.
A caminhada é uma das principais atividades em Pu Luong. Há algumas estradas rurais muito bonitas que permitem que você suba até o topo das colinas, passe por pequenos vilarejos e caminhe por plantações de banana. É fácil se perder, mas essa é a beleza da região.
As vistas das montanhas e dos vales ao redor são simplesmente de tirar o fôlego. Se você sair da cama cedo, poderá caminhar até o topo de uma das colinas pela manhã para ver o nascer do sol. Haverá uma névoa espessa ao redor das montanhas, o que aumenta a atmosfera mística.
Embora a maioria das acomodações em Pu Luong esteja localizada ao redor da estrada principal, a melhor área para fazer caminhadas, em minha opinião, fica mais distante da estrada principal, na direção de Ban Hieu.
Fonte: Nguyen Minh Hue
A Reserva Natural de Pu Luong é pontilhada por pequenos vilarejos. Você pode visitar facilmente alguns deles alugando uma mountain bike para passar o dia. O principal grupo étnico que vive em Pu Luong é o tailandês branco.
Os Thai Brancos se estabeleceram nessas partes do norte do Vietnã há muito tempo, mas seus hábitos culturais ainda diferem da cultura vietnamita tradicional. O idioma que eles falam é muito diferente do vietnamita comum e é uma mistura dos idiomas tailandês e vietnamita. Ao caminhar por Pu Luong, você pode admirar as casas construídas sobre palafitas, observá-las fazendo a colheita, trabalhando nos campos de arroz em terraços e levando sua vida cotidiana.
O senso de comunidade é realmente forte nessas áreas, assim como o fato de ainda viverem em harmonia com a natureza. É algo que, infelizmente, parece perdido nas partes ocidentais do mundo.
Fonte: Internet
Uma ótima maneira de vivenciar a autenticidade desses vilarejos de minorias tailandesas é hospedar-se em uma casa de família por algumas noites. No final desta postagem, daremos algumas sugestões sobre onde se hospedar em Pu Luong.
Você pode encontrar a cachoeira Thac Hieu no vilarejo de Hieu, na comuna de Co Long. É um destino de ecoturismo baseado na comunidade e, com seu programa de hospedagem em casa de família, um dos melhores lugares para se hospedar em Pu Luong.
A cachoeira Hieu passa direto pelo vilarejo de Hieu. Ela tem 800 metros de comprimento e, na verdade, consiste em cinco pequenas cachoeiras, com uma piscina ocasional que é profunda o suficiente para nadar. A água tem uma bela cor azul-esverdeada e pode ser apreciada durante todo o ano; no entanto, os moradores locais o olharão como se você fosse louco se der um mergulho no meio do inverno!
Fonte: Internet
As rodas d'água de bambu que você verá em Pu Luong são um símbolo da área e do povo Thai. O povo tailandês inventou as rodas d'água para o desenvolvimento da agricultura. O cultivo de arroz é feito de diferentes maneiras em toda a Ásia e, em Pu Luong, o arroz só pode ser cultivado submergindo os campos na água.
As rodas d'água são usadas para extrair água dos córregos e rios para irrigar os campos ao redor. O melhor lugar para ver essas rodas d'água é o vilarejo de Chien Lau, localizado a 5 quilômetros da cidade de Canh Nang, mas é possível ver pequenas rodas d'água em muitas partes de Pu Luong.
Fonte: Tran Thang
Para aqueles que procuram combinar atividade física com descoberta, o ciclismo é a maneira ideal de explorar Pu Luong em 3 dias. Essa região oferece um parque de diversões excepcional para ciclistas de todos os níveis, desde os novatos até os mais experientes.
Imagine pedalar por estradas sinuosas ladeadas por terraços de arroz cintilantes, com seu verde brilhante contrastando com o azul profundo do céu. A cada curva, um novo panorama se abre, mais espetacular que o anterior. Montanhas majestosas se elevam até o horizonte, enquanto vales verdejantes se estendem até onde a vista alcança.
Seu passeio de bicicleta o levará por vilarejos pitorescos onde o tempo parece ter parado. Você terá a oportunidade única de observar a vida cotidiana dos grupos étnicos Thai e Muong, de parar e trocar algumas palavras com os simpáticos habitantes locais ou de se refrescar com uma bebida local.
Fonte: Internet
Durante sua estada de três dias em Pu Luong, o ciclismo também lhe dá acesso a áreas mais remotas, fora da trilha batida. Você pode explorar cavernas misteriosas, atravessar pontes suspensas vertiginosas ou parar para um piquenique improvisado em um rio cristalino.
07:00 - 07:30 | Nosso guia turístico e o ônibus de limusine o buscarão em seu hotel no bairro antigo de Hanói. A viagem até a Reserva Natural Pu Luong leva cerca de 5 horas para explorar a terra intocada e pacífica das aldeias de minorias étnicas, com uma pequena pausa em Luong Son.
11:00 | Você começará a visitar um mercado local da minoria étnica Muong. Você terá a oportunidade de aprender sobre a vida cotidiana e os costumes deles. Você poderá apreciar a bela paisagem do Thung Khe Pass no caminho para Pu Luong. Essa é uma das 10 passagens mais bonitas do Vietnã.
13:00 | Chegada à reserva natural de Pu Luong. Almoço e check-in.
14:30 - 17:30 | Você fará uma caminhada seguindo as pequenas estradas através dos campos de arroz em terraços e atravessará o riacho para visitar vilarejos rurais remotos de minorias tailandesas negras para aprender sobre o estilo de vida e os costumes locais (6 km).
19:00 | Jantar na pousada e desfrutar de um vinho de arroz local com a família local.
Passe a noite em um dormitório tradicional em uma casa sobre palafitas.
Fonte: Nguyen Trong Cung
07:30 - 08:30 | Tome o café da manhã no alojamento. Em seguida, desfrute da paisagem tranquila e do ar fresco nesse vilarejo remoto.
09:00 - 12:30 | Passe algum tempo fazendo a trilha pelos campos de arroz e pela selva para visitar a Cachoeira Hieu. Você verá a terra misteriosa situada perigosamente na encosta da montanha com campos de arroz no caminho da caminhada. Almoce perto da cachoeira.
Em seguida, você terá tempo livre para relaxar e nadar na cachoeira ou fazer uma caminhada para explorar o vilarejo e a selva ao redor e fazer o check-in na casa de família rústica. Você poderá participar da preparação do jantar com a família anfitriã local.
18:30 | Jante com a família local, saboreie o vinho de arroz e aprenda mais sobre sua cultura e seus costumes.
Você pode ter a experiência autêntica de passar a noite em um dormitório tradicional na casa sobre palafitas.
Fonte: Booking
07:30 - 08:30 | Tome o café da manhã na casa de família. Despeça-se do anfitrião e caminhe por outras trilhas da Reserva para pegar a van que o levará ao riacho Cham.
10:30 | Você visitará o vilarejo de Ba e passará por uma ponte suspensa sobre o rio Cham para descobrir as gigantescas rodas d'água e a fazenda de patos. Essa é uma característica cultural única dos povos tailandês e muong que vivem na reserva natural de Pu Luong para navegar na fonte de água para suas atividades agrícolas.
11:30 | Você participará de um passeio de jangada de bambu no riacho Cham. Flutue ao longo do rio calmo e aprecie a vista, enquanto aprende a remar e a dirigir suas jangadas artesanais.
12:30 | Pegue a van para voltar ao lodge e almoçar.
14:30 | Pegue o ônibus de limusine para voltar a Hanói
17:00 | Pausa suave no caminho.
19:30 | Deixamos você em seu hotel no bairro antigo de Hanói.
Há uma variedade crescente de acomodações, desde acolhedoras casas de família até luxuosos resorts na Reserva Natural de Pu Luong ou em seus arredores, todos comprometidos com o ecoturismo e a preservação do ambiente natural.
Casas de família: se você ama a natureza e quer conhecer a cultura local, as casas de família comunitárias são uma ótima opção. Você pode se hospedar em vilarejos como Kho Muong, Kit e Hieu, onde os preços são bastante acessíveis, geralmente em torno de US$ 10 a US$ 20 por noite. Essas casas de família oferecem uma experiência mais autêntica com as famílias locais e são perfeitas para quem deseja mergulhar no modo de vida local.
Fonte: Internet
Resorts: Para uma estadia mais luxuosa, há várias opções de resort, como o Pu Luong Retreat, o Pu Luong Eco Garden Resort, o Pu Luong Natura, o Ciel del Puluong, o Pu Luong Tree House e o Pu Luong Hillside Lodge. Os preços variam de US$ 50 a US$ 150 por noite. Esses resorts oferecem quartos espaçosos, piscinas de borda infinita, belas paisagens e vistas panorâmicas dos campos de arroz. Eles se concentram no ecoturismo, portanto, você não encontrará televisores ou ar-condicionado, mas os quartos são limpos, frescos e equipados com todas as comodidades necessárias.
Passar 3 dias em Pu Luong é uma oportunidade única de se conectar com a natureza e vivenciar a autêntica cultura vietnamita em um ambiente tranquilo e preservado.Desde caminhadas por paisagens exuberantes até encontros com a cultura local, Pu Luong proporciona uma experiência autêntica e inesquecível, longe das rotas turísticas convencionais. Esperamos que este blog tenha inspirado sua jornada e que você saia de Pu Luong com memórias inesquecíveis e uma profunda conexão com a natureza e a simplicidade deste destino encantador. Até a próxima aventura!
Confira nossos blogs:
Dicas, notícias, conselhos e informações culturais do Vietnã, Laos, Camboja, Birmânia e Tailândia.
Estamos viajando com um grupo de 25 pessoas, portanto não queremos perder tempo procurando informações e organizando a viagem. Preferimos confiar isso a uma agência de viagens local no Vietnã.
Obrigado por escolher os serviços que correspondem às nossas expectativas e por sua capacidade e disponibilidade. Você é a melhor agência de viagens para nós.
Foi um belo passeio, com atividades interessantes e diversificadas. Descobrimos diferentes aspectos: natureza, história, cultura, culinária, bem-estar e diferentes grupos étnicos...