Hoi An, conhecida por sua rica história e tradição, oferece muito mais do que suas charmosas ruas iluminadas por lanternas, sua arquitetura histórica e sua deliciosa culinária local. Convido você a sair dos roteiros tradicionais e a explorar a arte intemporal das aldeias de artesanato de Hoi An. Desde o som rítmico dos martelos na aldeia de Phuoc Kieu até os delicados traços de pincel na aldeia de cerâmica de Thanh Ha, cada local revela histórias únicas de tradições e artesanato transmitidos por gerações.
Então, coloque seu chapéu, calce seus sapatos de caminhada e embarque em uma viagem cultural pelas autênticas aldeias de artesanato de Hoi An.
Ao visitar a cidade antiga de Hoi An, você pode se perder em meio a milhares de lanternas coloridas à noite. Você sabe onde essas lanternas são feitas? É a Aldeia das Lanternas de Xa Duong, onde as lanternas cintilantes são feitas à mão. Pode-se dizer que não há outro lugar que faça lanternas tão boas quanto a aldeia de Xa Duong. O povo de Hoi An considera Xa Duong como o ancestral da fabricação de lanternas. Em mais de 400 anos, seus produtos e designs foram muito aprimorados e diversificados. No passado, eles fabricavam apenas lanternas e cabeças básicas de unicórnio. Agora, as lanternas têm muitos formatos, como diamante, esfera, tetragono, hexágono e cilindro circular.
Você pode encontrar muitas lanternas nas ruas da cidade antiga de Hoi An, mas lembre-se de que elas são feitas nessa aldeia. Essas lanternas são símbolos de Hoi An que criam uma beleza romântica nessa cidade.
Fonte: Nam Nguyen via Toquoc
Na aldeia de artesanato da laterna Xa Duong, você pode comprar lanternas para amigos e familiares. O povo de Hoi An acredita que as lanternas penduradas trazem felicidade, sorte e riqueza. Portanto, elas serão lembranças significativas e incríveis e também o ajudarão a se lembrar da viagem a essa cidade antiga e à Aldeia das Lanternas de Xa Duong.
Ou participe de uma aula de fabricação de lanternas. A aula é uma maneira incrível de aprender sobre as técnicas tradicionais de artesanato e a cultura vietnamita. Você aprenderá o processo de fabricação de lanternas, desde a escolha da seda para a tela e do bambu para a moldura. Quando terminar, você poderá levar para casa essas lanternas artesanais exclusivas.
Outro nome a ser listado entre as mais famosas aldeias de artesanato tradicional de Hoi An é Tra Que. O nome da aldeia significa “chá de canela”. A aldeia foi fundada há mais de 300 anos, quando os moradores trabalhavam como pescadores para sobreviver. Depois de descobrirem as vantagens de um solo rico e fértil, eles começaram a plantar ervas e vegetais. Então, por que esse vegetal é tão especial? Seus produtos são mais frescos e limpos graças ao uso de esterco de algas marinhas da lagoa Tra Que. Os agricultores dizem não ao uso de produtos químicos agressivos e toxinas.
A aldeia abriga cerca de 200 famílias e é atraente por sua atmosfera pacífica e área agrícola verde exuberante. Embora seja apenas um pequena aldeia, ele desempenha um papel importante no fornecimento de vegetais para muitos restaurantes e residências em Hoi An. Os agricultores usam suas técnicas especiais para produzir vegetais da mais alta qualidade. Eles se esforçam ao máximo para ganhar cerca de VND 200.000 (cerca de 8,6 USD) por dia.
Há até 41 tipos de ervas e vegetais, como espinafre, melão de inverno, açafrão-da-terra, etc., cultivados pelos moradores. Para alguns tipos, são necessários apenas 20 dias entre a semeadura e a colheita. Seu sabor distinto é bem conhecido e preferido pela maioria dos habitantes de Hoi An.
Fonte: Wild 'n' Free Diary
Na aldeia das ervas de Tra Que, você pode participar de uma aula de culinária. Tra Que tem seu próprio restaurante, chamado Waterwheel. O proprietário desse restaurante é experiente e habilidoso em culinária. Ele está disposto a compartilhar suas técnicas e receitas locais. O melhor de tudo é que você pode cozinhar os ingredientes mais frescos que foram colhidos na fazenda local naquele dia.
Se você não quiser participar da aula de culinária, outra opção é fazer o papel de arroz em Tra Que. Talvez você conheça o papel de arroz porque ele é usado para embrulhar muitos pratos vietnamitas, especialmente os rolinhos primavera. Se não souber como o papel de arroz é feito, há uma oficina na aldeia onde você pode aprender todas as etapas da fabricação, desde a moagem do arroz, passando pela fervura e estiramento, até a secagem.
A aldeia de cerâmica de Thanh Ha, que fica a cerca de 2 quilômetros, continua sendo uma atração turística menos conhecida. Para chegar a essa aldeia de artesanato tradicional, pegue um ônibus ou um barco de Hoi An. Ao visitar a aldeia de Thanh Ha, você poderá conhecer sua história de longa data e ver como os artesãos locais preservaram a tradição da fabricação de cerâmica.
A aldeia de cerâmica de Thanh Ha ganhou sua reputação no final do século XV, quando o povo do norte migrou para lá na esperança de começar uma nova vida. O artesanato de cerâmica teve um desenvolvimento vibrante no século XVIII, graças à prosperidade do porto de Hoi An.
Os artesãos habilidosos fizeram produtos de cerâmica de barro usando suas técnicas tradicionais. Essas técnicas foram transmitidas de geração em geração ao longo de 6 séculos. Ao chegar a essa aldeia, você ficará encantado ao ver impressionantes obras de cerâmica que retratam paisagens famosas do mundo. Embora tenham passado por muitos altos e baixos, os artesãos ainda têm grande paixão e mantêm intacta a fabricação tradicional de cerâmica.
Fonte: Kristina Tate
Lá, você pode visitar o Museu de Cerâmica Thanh Ha: É um prédio novo e ao ar livre que oferece atividades completas para todos em sua família. Dentro do prédio de dois andares, você pode encontrar uma oficina, uma galeria, uma loja de presentes, o mercado de terracota... Aqui, você pode optar por apreciar uma exposição para saber mais sobre a história da cerâmica de Hoi An e seu ambiente poético. Você também terá a chance de ouvir histórias antigas e contos sobre os ancestrais ou sentar-se para descobrir a alma dessa terra.
Outra ótima opção é passear pelo Parque de Terracota. Do lado de fora, o parque se parece com outros parques de esculturas. Mas não, quando você entra, pode encontrar uma exibição em miniatura de maravilhas arquitetônicas famosas do mundo. Ao dar uma volta, você pode reconhecer algumas delas, como a Lady Liberty, a Torre Inclinada de Pisa e o Taj Mahal... Você pode até tocar em algumas obras de arte e imaginar como elas foram criadas há 50 ou até 100 anos.
Após 10 minutos atravessando o rio Thu Bon a partir da cidade de Hoi An, você encontrará a aldeia de carpintaria Kim Bong. Por mais de 600 anos, a aldeia de carpintaria Kim Bong tem fornecido produtos de madeira de qualidade para o país, desde túmulos reais em Hue até prédios altos em grandes cidades como Hanói ou Saigon. Acredita-se que seu estilo seja a melhor combinação dos estilos japonês, chinês e do reino de Cham.
A aldeia de Kim Bong formou três grupos de artesãos: construção naval, móveis de madeira para uso civil e construção arquitetônica antiga, para que possa atender a várias demandas. Esses grupos contribuem para o desenvolvimento vigoroso da aldeia e ajudam a manter o trabalho tradicional e o posto de mestre por muitos anos.
Fonte: vietnamnet.vn
A aldeia de carpintaria de Kim Bong é famosa pelos trabalhos manuais que estão disponíveis para os visitantes de Hoi An. Ao visitar a aldeia, você pode encontrar as duas ruas principais para comprar trabalhos de madeira finos para levar para casa. Com as mãos inteligentes e habilidosas dos artesãos, eles transformam a madeira em búfalos de água, pratos esculpidos em forma de bambu e porcos rústicos de madeira...
Você também pode conhecer o Sr. Duong Ngoc Sang, que é especialista na fabricação de gongos e no ajuste do som desse instrumento. Considerado um “tesouro vivo” da aldeia, ele tem muitas coisas para compartilhar com os turistas.
Existente há mais de 400 anos, a aldeia de fundição de bronze Phuoc Kieu é uma das mais antigas aldeias de artesanato tradicional de Hoi An. Estabelecida inicialmente por seguidores do senhor feudal Nguyen Hoang, a aldeia foi expandida para fabricar armas e itens usados em cerimônias reais e selos do governo. Até hoje, os moradores da aldeia ainda mantêm o fogo aceso nas forjas e agora é famosa por seus artefatos cerimoniais de bronze e itens decorativos.
Atualmente, a aldeia tem mais de 20 famílias com cerca de 100 trabalhadores. Eles fundiram mais de 4.000 conjuntos de gongos para aldeias de minorias étnicas das terras altas. Notavelmente, os dois artesãos Duong Ngoc Dung e Duong Ngoc Truyen são duas pessoas famosas na aldeia que concluíram o projeto de um grande sino de 1,8 tonelada em 2006. Os artesãos fizeram produtos como sinos, queimadores de incenso, vasos antigos, instrumentos musicais semelhantes a gongos, suportes para lâmpadas, etc.
A apenas 9 quilômetros de distância da cidade antiga, é facilmente acessada de bicicleta ou moto. A aldeia será uma ótima oportunidade para conhecer a vida espiritual da população local por meio de produtos culinários e produtos de adoração...
Fonte: Hoang Anh Nguyen
Os produtos de bronze podem ser encontrados na beira da estrada, então você pode comprar uma peça de bronze para levar para casa depois de negociar. Há vários tipos e o preço varia de VND 100.000 a milhões de dongs do Vietnã.
Além de comprar lembranças, você também pode participar do processo de fabricação de itens de bronze para entender o cuidado que os artesãos têm ao fazer um produto.
Outro destaque e produto exclusivo dessa aldeia são os gongos. Os artesãos se apresentarão com gongos para que você possa ouvir o som especial e também a alma da Aldeia de Fundição de Bronze de Phuoc Kieu.
A Aldeia da Seda de Hoi An é uma visita obrigatória entre as aldeias de artesanato tradicionais de Hoi An. Essa aldeia de artesanato de 300 anos de idade é também o local onde são preservadas as técnicas tradicionais de tecelagem de seda que remontam ao período Champa - Dai Viet.
Ao entrar na aldeia da seda, você poderá admirar as tradicionais casas Ruong, onde uma grande variedade de produtos de seda é exibida, incluindo uma coleção de áo dài tradicional de 54 grupos étnicos do Vietnã. Os visitantes também têm a oportunidade de visitar antigas amoreiras que datam do período Champa. Essas árvores foram trazidas de Que Son para a aldeia da seda em 2012. A última parada na exploração da Aldeia da Seda de Hoi An é o restaurante bufê, onde os visitantes podem recarregar as energias depois de uma longa viagem e se deliciar com pratos de Hoi An, como Cao Lau, Panquecas, Quang Noodles, Banh Beo, etc.
Fonte: Hoang Anh Nguyen
Passeio curto:
Passeio longo:
Não importa o quanto a tecnologia e a ciência se desenvolvam, as aldeias de artesanato tradicional de Hoi An permanecem com seu valor verdadeiramente tradicional que não pode ser encontrado em nenhum outro lugar do mundo. Vamos visitar essas aldeias e passar um ou dois dias aqui. Você não se arrependerá de sua decisão!
Confira nossos blogs:
Dicas, notícias, conselhos e informações culturais do Vietnã, Laos, Camboja, Birmânia e Tailândia.
Estamos viajando com um grupo de 25 pessoas, portanto não queremos perder tempo procurando informações e organizando a viagem. Preferimos confiar isso a uma agência de viagens local no Vietnã.
Obrigado por escolher os serviços que correspondem às nossas expectativas e por sua capacidade e disponibilidade. Você é a melhor agência de viagens para nós.
Foi um belo passeio, com atividades interessantes e diversificadas. Descobrimos diferentes aspectos: natureza, história, cultura, culinária, bem-estar e diferentes grupos étnicos...